Com o Dia D de Vacinação contra a pólio e o sarampo, com evento sobre a conscientização de doação de sangue e com atividade de incentivo ao aleitamento materno, no Centro Desportivo Municipal (CDM), o sábado foi voltado à saúde em Santa Maria. As atividades ocorreram em variados pontos da cidade e prestaram atendimentos gratuitos para a população.
VACINAÇÃO
Foto: Joyce Noronha (Diário)
Para o Dia D de Vacinação, 28 unidades de saúde e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) ficaram abertas das 8h às 17h para fazer a imunização de crianças entre 1 e 5 anos de idade. Na Unidade de Saúde Dom Antônio Reis, a atendente de suporte Alana Souza, 26 anos, levou o pequeno Artur de Souza Motta, 4 anos, para ser imunizado.
O menino conta que "tomou uma aguinha gostosa", em referência à gotinha contra a pólio, e que o "algodãozinho doeu", mencionando o algodão com álcool que a enfermeira passou no braço dele antes da injeção contra o sarampo. Mas Artur chorou só um pouquinho antes de ganhar um balão e uma tatuagem temporária especial do Dia D de Vacinação, entregue no final do atendimento.
Investir na rede que presta os primeiros atendimentos de saúde é prioridade, diz prefeitura
De acordo com o Setor de Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Prefeitura de Santa Maria, foram aplicadas 3.289 doses da Poliomielite e mais 3.269 doses contra o Sarampo. Com as vacinas aplicadas neste sábado, o Município já contabiliza 5.955 crianças imunizadas contra a pólio e 5.931 contra o Sarampo, o que corresponde, respectivamente, a 47,43% e 47,24% da cobertura vacinal.
A campanha de vacinação segue até o dia 31 de agosto.
DOAÇÃO DE SANGUE
Foto: Joyce Noronha (Diário)
O campo da Brigada Militar foi palco da conscientização sobre a doação de sangue, em atividade do Colégio Tiradentes. O ônibus do Hemocentro estacionou em frente ao campo, das 8h às 12h, e recebeu pessoas que foram fazer suas doações. Entre elas estava a estudante do Ensino Médio Eduarda Araujo, 16 anos.
Ela conta que completou a idade mínima em junho e ainda não tinha conseguido fazer a doação, principalmente, pelo horário de funcionamento do Hemocentro, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h, pois é quando está no colégio. Ela estuda no Coração de Maria e ficou sabendo da atividade por uma amiga que é aluna do Tirantes.
Pronto-Atendimento do Patronato terá novo Raio X
A professora de biologia Patrícia Fernandes, que coordenou a atividade, conta que o evento foi um sucesso e que as demais atrações (como cama elástica, distribuição de erva e água quente, atendimento de cabeleireiro) foram maneiras de chamar a atenção do público e também de deixar o evento mais animado.
ALEITAMENTO MATERNO
Foto: Ronald Mendes (Especial / Diário)
Na tarde de sábado, das 13h30min às 16h, o Centro Desportivo Municipal (CDM), sediou o Mamaço, uma atividade em que mulheres se reúnem para amamentar seus bebês como forma de incentivo ao aleitamento materno. O tema que é abordado durante o Agosto Dourado.
Time de futsal faz doação a menino com doença rara internado no Husm
A técnica em Enfermagem Camile Machado Vieira, 30 anos, foi com a filha Isabela, de 10 meses, à atividade e conta que foi muito importante participar do mamaço para trocar experiências com outras mulheres, principalmente porque ela é "mamãe de primeira viagem". Ela diz que o processo de amamentação foi muito tranquilo desde o começo, mas como profissional da saúde e graduanda de Enfermagem, acha que é importante participar de atividades de integração, como o mamaço, para incentivar outras mulheres a amamentarem.
Camile conta que Isabela teve alimentação exclusiva com leite materno até os 6 meses e depois começou a alimentação complementar.